quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Síndrome de underground

Síndrome de underground foi o nome dado pela minha querida amiga Manu às constantes reclamações que faço a respeito dos benefícios que os times do eixo (São Paulo, Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, Fluminense e Botafogo) recebem, principalmente da mídia. De tanto ouvir os argumentos dela tirei o Santos da lista e também reconheço que Fluminense e Botafogo recebem menos benefícios que os demais citados, sendo Flamengo e Corinthians sem dúvidas os mais "favorecidos".
Não por coincidência as duas maiores torcidas do país. Não estou dizendo que a mídia é errada ao dar mais destaque a eles afinal de contas mídia é também negócio. A única coisa que eu gostaria era de uma igualdade de tratamento e mais imparcialidade em alguns casos. Até porque mesmo esta questão de tamanho de torcidas é um pouco complicada pois acabamos entrando na questão do ovo e da galinha: esses times têm maiores torcidas por receberem tratamento especial da mídia ou eles recebem tratamento especial da mídia por terem as maiores torcidas. Somente um estudo bastante aprofundado a respeito do crescimento do rádio, jornais impressos e TV no Brasil aliados à gradativa formação de cada torcida poderia nos ajudar a elucidar esta questão.
Bom...depois, se for o caso, eu exponho aqui tudo o que penso a respeito deste assunto. Para quem não entendeu, esta manifestação dos torcedores do Vitória seria um ótimo exemplo prático da síndrome de underground se aflorando.
Começarei a postar aqui todas as justificativas que achar para possuir a tal síndrome, afim de mostrar (ou tentar mostrar) que não se trata de uma mania de perseguição e sim de um sentimento que todo torcedor off-eixo deveria nutrir para não se deixar enganar por aquilo que vê todo dia por aí...
Amanhã teremos o primeiro exemplo...só não vai ser hoje porque os "prints" que dei não estão aqui neste computador...

2 comentários:

MPMurad disse...

MENGO !

uma pessoa aleatória disse...

hahahaahha

só pra constar, síndrome de underground anti-eixo não se aplica só ao futebol, mas à mídia como um todo e suas influências na música, na moda, na variação lingüística, na educação, na cultura etc

gostei da parte que você fala que tirou o Santos da lista. aposto que os tais posts do esly ajudaram :)

P.S:. no final do post eu achei que tu fosse falar "só não vai ser hoje porque amanhã não tem ninguém". :B