quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Síndrome de underground 04

Cruzeiro e Flamengo fizeram um grande jogo pelo Campeonato Brasileiro no último domingo. Cinco gols, lances polêmicos, bolas na trave, gols perdidos e muita emoção num dos melhores jogos do campeonato. Eu estava lá e enquanto o Cruzeiro não fez o terceiro gol estava com uma péssima sensação de quem estava sendo lesado. Mas de qualquer maneira queria esperar até chegar em casa e ver os lances da falta horrorosa cometida pelo Toró no Ramirez que merecia cartão vermelho aos meus olhos e do pênalti cometido pelo mesmo Toró sobre Thiago Ribeiro quando o jogo estava 2 a 2.
Chegando em casa liguei o computador e entrei no site da globo para ver os melhores momentos. Tamanha foi a minha surpresa a ver todo o choro do adversário estampado nas principais manchetes a respeito de um suposto pênalti não marcado no último minuto do jogo. Confesso que no estádio não tinha como ver com clareza o lance pois me encontrava na arquibancada do lado oposto, mas vendo o lance depois pelo alto e com zoom achei que realmente a penalidade havia ocorrido. Porém os dois lances que eu tanto queria tirar minha dúvidas não faziam parte do compacto editado pela Globo. Por que?
Só se falava no tal lance que tirou o Flamengo da Libertadores (sendo que não há nada decidido ainda) mas em momento algum estava sendo questionado os demais lances onde o Flamengo havia sido beneficiado. Pior! Eu não tinha nem mesmo a oportunidade de matar minha dúvida. Em discussões na internet flamenguistas que haviam assistido ao jogo pela TV me garantiam que não havia sido pênalti. Já em sites e comunidades relacionadas ao Cruzeiro aqueles que não foram ao estádio garantiam que o pênalti no Thiago havia ocorrido.
Não que um erro justifique outro, mas a grande questão é o porque de os grandes formadores de opinião do Brasil não mostrarem os dois lances polêmicos!
Foi então que na terça-feira o lance finalmente apareceu:


Primeiro: se por acaso o lance do Thiago não foi pênalti, por que não mostrá-lo antes? E mais! Por que não temos aquela imagem com zoom e com todos os detalhes em câmera lenta? Junto deste lance foi colocada também uma carta do presidente do cruzeiro Alvimar Perrella que exprime praticamente tudo que eu queria falar aqui sobre essa tal “síndrome de underground”. Seguem alguns trechos:

“...infelizmente, a partida que no domingo era apontada por vários críticos e torcedores com a mais espetacular do ano, acabou tendo uma repercussão distorcida nos últimos dias. Os belos lances de ataque, as grandes defesas dos goleiros e os cinco gols ficaram em segundo plano diante de uma jogada polêmica. Grande parte da crônica nacional se uniu ao choro dos flamenguistas e ainda hoje só comentam um dos pênaltis não marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon. A dividida do zagueiro Leo Fortunato com o atacante Diego Tardelli deixou muitas dúvidas. 48 horas depois do jogo analistas de arbitragem, jornalistas e comentaristas continuam discutindo se foi falta ou não.
...
Mas por que a mesma veemência dos comentários não é usada para analisar outros lances em que o time carioca pode ter sido favorecido?
A falta desleal de Toró em Ramires merecia apenas o cartão amarelo ou aquela entrada covarde deveria ter sido punida como cartão vermelho? E a falta dentro da área do mesmo Toró no Thiago Ribeiro não foi pênalti? O que muito nos estranhou foi ver em vários programas de televisão esse lance ser mostrado por apenas um ângulo, sem as imagens de detalhe que são gravadas na beira do campo e por câmeras posicionadas atrás das traves.
...
No primeiro turno, no encontro entre Portuguesa e Flamengo, no Canindé, o árbitro Evandro Rogério Roman validou dois gols rubro-negro ilegais, em jogadas que tiveram toque de mão de atletas cariocas. Mas a repercussão daquele jogo não foi nem de longe do tamanho que estamos vendo agora. Por que?
Os times de Minas Gerais já foram prejudicados em inúmeras competições contra equipes do Rio. Podemos lembrar facilmente de vários exemplos: a perda do Brasileiro de 74 pelo Cruzeiro contra o Vasco e até mesmo as arbitragens favoráveis ao Flamengo contra o Atlético-MG na final de 80 e na Libertadores de 81, mas parece que esses são jogos “esquecidos” no Rio de Janeiro.”


Mas o que me deixou mais puto nessa cobertura totalmente parcial da rede Globo a respeito deste caso foi este vídeo que encontrei hoje no youtube:


Não houve pênalti! O lance é muito rápido e pode gerar interpretações diferentes, claro. Mas por que esta imagem por este ângulo não foi mostrada até então??
É incrível o poder de manipulação da imprensa e este caso mostra muito bem isso. Se isso é feito no futebol...imagine como não são manipuladas as notícias que realmente interessam...
Na minha opinião, o saldo da partida é o seguinte: 2 bolas na trave do Flamengo em finalizações dos atacantes cruzeirenses. Uma falta grotesca digna de expulsão de Toró em Ramires onde o infrator recebeu apenas cartão amarelo. Dois lances muito polêmicos de penalidades dentro da área, sendo um para cada lado e ambos não-marcados. Dois impedimentos mal-marcados que poderiam resultar em gols, um para cada lado. Dois gols incrivelmente perdidos, um por Ramires e outro por Juan (um para cada lado). Dois gols marcados pelo Flamengo. Três gols marcados pelo Cruzeiro. Se mesmo assim você acha que caso o Flamengo fique mesmo de fora da Libertadores a culpa é do Simon, a única coisa que posso fazer é lamentar por você. E oferecer um lenço.

3 comentários:

Anônimo disse...

1 - Então! O Simon prejudica o Galo (contra o Botafogo, pela Copa do Brasil de 2007), e NADA acontece com ele. O Simon "prejudica" o Flamengo(aspas, hien! aspas!), e aí a comissão de arbitragem coloca o cara pra apitar Série B e Torneio Corujão!

2 - Notícia veiculada pelo Portal Terra, presente em todo o território brasileiro como provedor, a respeito da demissão do técnico Émerson Leão lá no Catar. Observe este trecho: "Apesar de não permitir que o treinador termine seu vínculo de dez meses, o Al-Sadd se comprometeu a arcar com todos os detalhes estipulados na cláusula de rescisão. Desta forma, o ex-treinador de São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians considera que o acordo está sendo cumprido." Peraí! Não tá faltando um time muito recente nesta lista aí não?

uma pessoa aleatória disse...

e as faltas no thiago e ramirez, kd vídeo ?

berg disse...

Manu,

a falta em Thiago Pereira está no primeiro vídeo deste post, analisado pelo Márcio Resende.

A falta no Ramires dá pra ver rapidamente, sem replay ou coisa parecida, bem de longe, nos melhores momentos da globo...neste link, no minuto 5:18.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM915476-7824-MELHORES+MOMENTOS+CRUZEIRO+X+FLAMENGO+PELA+RODADA+DO+BRASILEIRAO,00.html