sábado, 19 de julho de 2008

A origem do picolé - capítulo 6/6

Gel ficou cerca de 1 mês sem produzir sorvete. Ele não conseguia comprar o gelo de outro fornecedor. Rickson sempre foi seu parceiro. Mas os clientes reclamavam e Gel tinha que continuar sua vida e voltou a produzir o sorvete. Lembrou-se então da idéia que o amigo lhe dera antes de morrer. Novamente procurou o cacique da tribo de Daiporá para lhe ajudar a usar o princípio ativo do gel em seus sorvetes, a fim de que estes durem mais tempo. Após algumas semanas de pesquisas e experimentos, Gel conseguiu fazer com que seu sorvete se tornasse mais sólido. Como o princípio era o mesmo do gel, Gel começou a chamar seu novo invento de “filho do gel”, apenas como brincadeira e o vendia preso em palitos, para que as pessoas não sujassem suas mãos. O cacique que o ajudou batizou o invento de picolé ("fruta refrescante e geladinha que é tomada no palito", na língua tipu-aimoré). Mas de tanto chamar o picolé de “filho do gel”, Gel teve uma idéia pra homenagear seu amigo inglês que deu a idéia inicial para a criação do "sorvete enrijecido". Então gel batizou seus picolés com o nome de Gelson, o filho do gel. Os picolés da Gelson ficaram famosos e eram adorados por todos. Foi assim que Gel entrou para a história da humanidade e assim foi criado o picolé. E até os dias de hoje a Gelson é a maior marca de picolés de Vila Velha e do Espírito Santo. Com o passar dos anos e a mudança de donos, além da atualização da língua portuguesa, a grafia da marca Gelson mudou, mas o "Picolé da Gelson" continua sendo o primeiro, o original, o mais refrescante e saboroso picolé do mundo!

***escrito originalmente em 26/01/2003
**a Ajelso é a marca de picolé mais tradicional de Vila Velha-ES. Desde criança visitando meus parente por lá sempre ouvi os gritos pela praia de "pí-colé da jeeeeeeeeeeelsô!!!"

7 comentários:

Anônimo disse...

Bacana, sua historia é bem criativa, parabens seu maluco retardado.

uma pessoa aleatória disse...

"parabens seu maluco retardado."

UHAUHAUAHUAHUAHUAHA

morri, caralho !

quando eu for pra vila velha vou tomar um picolé desses, só por causa da sua propaganda !

hahahahahahaa

Anônimo disse...

Meu caro Berg você fez um gelado picolé no palito magnifico essa sua criatividade toda vez em que eu tomar um picolé com certeza vou lembrar de sua crônica belissima em.Parabens velho.
Urubu

Anônimo disse...

Rapaiz,
esse picolé que cê andou chupando deve ser alucinógeno!

Anônimo disse...

Hahahah
já pensou em mandar essa brincadeira pro RP da empresa?!
Vai que eles querem fazer um memorial ou seja lá o que for...
heim heim heim?!!!
ficou massa o desfecho da estória!
Parabéns!!
Cheers!
ps:adoro quando esse maldito blogspot me deixa postar alguma coisa...
hahahahah
nem que seja um comentário !
hahahaah

Anônimo disse...

ola que bacana
qual sera a procima envensão

Anônimo disse...

ola que bacana
qual sera a proxima inveção